top of page

Medida Provisória

Lázaro Ramos; 2022

Em um futuro distópico, o governo do Brasil decreta uma medida que obriga cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar às suas origens.

Roteirizado em 2015, Medida Provisória é baseado na peça de 2011, Namíbia, não!, de Aldri Anunciação, também dirigida por Lázaro Ramos. O filme levou mais de um ano para ser liberado pela Ancine para estrear em circuito nacional. Faltando um mês para a data que o longa estrearia, o filme ainda não tinha sido liberado e a assessoria da produção lamentou o ocorrido em nota oficial. Para a Folha de S. Paulo Lázaro Ramos disse que o seu filme sofreu “censura burocrática” para estrear: “O que sabemos é que um membro do governo puxou um boicote lá atrás, dizendo como o filme foi feito para falar mal do ‘messias’. Depois, precisávamos de uma simples assinatura para trocar nossa distribuidora, e isso demorou um ano e alguns meses para acontecer”. O então presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, em suas redes sociais, acusou o filme de usar recursos públicos para associar o governo Bolsonaro a crimes de racismo e pediu que a obra fosse boicotada: "O filme, bancado com recursos públicos, acusa o governo Bolsonaro de crime de racismo. Temos o dever moral de boicotá-lo nos cinemas. É pura lacração vitimista e ataque difamatório contra o nosso presidente". Em entrevista para a Vogue, Taís Araújo, que protagoniza o filme, lembrou que as filmagens ocorreram em 2018, quando “nada do que vivemos hoje, essa tragédia não existia. Chamávamos de um futuro distópico, o que dá muito medo porque parece como essa distopia se aproxima muito."

35664184.jpg
35664184.jpg

Data de lançamento

14/04/2022

Duração

1h43min

Gênero

Distopia

Direção

Lázaro Ramos

Roteiro

Lusa Silvestre; Lázaro Ramos; Aldri Anunciação

Produtoras

Lereby e Lata Filmes, coprodução Globo Filmes e Melanina Acentuada

Distribuição

Elo Company; H2O Films

Elenco

Alfred Enoch; Seu Jorge ; Taís Araújo; Aldri Anunciação; Flavio Bauraqui; Paulo Chun; Hilton Cobra; Dona Diva; Jéssica Ellen; Emicida; Adriana Esteves; Dan Ferreira; Tia Má; William Russell; Pablo Sanábio; Rincon Sapiência; Renata Sorrah; Mariana Xavier.

image_processing20220407-13979-fzxs59.jpeg
35664184.jpg
medida provisoria2.jpg

Após a primeira semana, a exibição foi ampliada em mais de 109 salas, totalizando 330 salas nas principais regiões do país.

Indie Memphis Film Festival; Festival Internacional de Cinema de Moscou; Cordillera Filme Festival; Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa; Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva; Pan Africa Film Festival; CCXP Awards.

medida provisoria1.webp

Mídia

bottom of page