top of page

Nossos eventos

Atividades esporádicas organizadas pelo GP TELAS.

Especial CineDelas

O CineDelas é um projeto de extensão do TELAS, que neste semestre (2022/02) selecionou obras lançadas em plataformas de streaming com a temática Mulheres e Espaços de Poder.

Foram realizadas três sessões presenciais a partir das obras: Três Verões, de Sandra Kogut; Os Últimos Dias de Gilda, de Gustavo Pizzi e Alvorada, de Anna Muylaert e Lô Politi.

Buscando compartilhar as sessões apresentadas durante o semestre de forma presencial no Campus da Universidade Tuiuti do Paraná, realizamos uma transmissão Especial do CineDelas em nosso Canal do YouTube. 

Os pesquisadores Anna Claudia Soares (doutoranda PPGCom/UTP) e Noah Mancini (mestrando PPGCineav/Unespar) realizaram uma conversa com mediação de Pedro Costa (mestrando PPGCom/UTP), abordando os principais tópicos apresentados nas sessões presenciais.

Tivemos também a participação da líder do TELAS Prof.ª Dr.ª Aline Vaz (PPGCom/UTP) que teceu comentários sobre dois artigos publicados em coautoria com a Prof.ª Dr.ª Sandra Fischer (PPGCom/UTP / PPGCineav/Unespar): “Fruição estética, experiência vivida e sociedade: imagens de gildas”; e “Politicidades estéticas no documentário brasileiro: a imagem pública de um processo em vertigem”.

Lançamento Repositório: Projeto Circuitos Comunicacionais no Cinema Brasileiro

O projeto assume a comunicação como partilha do sensível entre indivíduos e setores da sociedade, ocupando-se de filmes brasileiros lançados a partir de 2019, quando Jair Bolsonaro assume a presidência do país, observando nas narrativas que ali têm lugar a forma como transbordam da tela do cinema para discursos midiáticos. O levantamento, por meio do monitoramento de mídia, concentra-se nas estratégias comunicacionais que no filme (e além dele) funcionam como mobilizadoras de interações sociais. O produto cinematográfico configura um fluxo comunicacional que começa antes da realização do filme e continua depois de seu lançamento. O processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções feitas na mídia a determinados filmes, pode comprovar a existência de circuitos comunicacionais que se multiplicam na diversidade dos dispositivos midiáticos da contemporaneidade.

26º Seminário de Pesquisa e 21º Seminário de Iniciação Científica 2022

Mesa: Cinema, televisão, streaming, experiência estética

Analuce Danda Coelho Medeiros (PPGCom-UTP)

Telenovela brasileira: Novo Mundo e a linguagem dos mundos possíveis

Marcela Barba (PPGCom/UFF)

Tipos de vídeo na campanha eleitoral online: há distinção entre prefeituráveis pastores e não pastores?         

                                                                                                      

Nathan dos Santos Alves (PPG-CINEAV/Unespar)

Festivais de cinema e as interconexões com Streaming: Mercado audiovisual e experiências estéticas em "fim" de pandemia

Silvane Aparecida Maltaca (PPG-CINEAV/Unespar)

Sentidos do inspirar: leituras das imagens de Agnès Varda

Mesa Seminário de Pesquisa 2022.jpg
bottom of page