top of page

CineDelas

Projeto de Extensão

O projeto “CineDelas” visa contribuir com a construção de um olhar sensível e analítico, a partir de obras selecionadas pelo viés do grupo de pesquisa TELAS. Neste sentido, possibilitará aos interessados o despertar analítico ao ver uma produção de cinema e audiovisual como objeto de pesquisa, proporcionando um raciocínio sensível/critico sobre o cenário atual.

Objetivos específicos

 

Despertar um olhar sensível e analítico entre alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados da comunidade em geral.

Ampliar o repertório audiovisual do público.

Apresentar como uma produção audiovisual pode ser utilizada como pesquisa e análise de contextos sociais, políticos, econômicos e culturais de determinada sociedade.

Três verões.jpg

Três verões 

(Sandra Kogut; 2020)

Palestrante: Anna Claudia Soares (doutoranda PPGCom/UTP)

O casal Edgar (Otávio Muller) e Marta (Gisele Fróes), recebem amigos e familiares para festas de fim de ano em sua mansão à beira-mar, em todo verão. Porém, quem de fato organiza tudo e gerencia os empregados é Mada (Regina Casé), que sonha em comprar um terreno para que possa abrir seu próprio negócio. Para realizar seu sonho, ela pede ajuda ao patrão, que lhe empresta dinheiro para ser descontado mensalmente de seu salário, sem imaginar no quanto seria envolvida em seus negócios.

 

Com muitos cinemas fechados devido à pandemia de Covid-19, o filme Três verões, teve estreia diferenciada. Depois de lançamentos em eventos drive-in pelo Brasil, a produção ganhou a tevê fechada e o streaming. A première aconteceu em 16 de setembro com exibição às 22h no Telecine Premium, na televisão paga, e no on-demand do canal, Telecine Play.

23 de setembro 2022 - 19h

UTP Campus Barigui BLOCO C – Sala 2 subsolo

GIlda.png

Os últimos dias de Gilda 

(Gustavo Pizzi; 2020)

Palestrante: Noah Mancini Mendes (mestrando PPG-CINEAV/UNESPAR)

Gilda (Karine Teles) é uma mulher livre, no mais amplo sentido da palavra. Tanto desapego e independência incomoda a vizinhança, principalmente a esposa de um pastor com aspirações eleitorais.

A série teve estreia no Canal Brasil, sendo no mesmo dia integralmente disponível no Globoplay e no streaming dos Canais Globo. Os Últimos Dias de Gilda garantiu um feito inédito para o Brasil. A série original do Canal Brasil foi a primeira brasileira a ser selecionada para participar da Berlinale Series, mostra do Festival de Berlim. Para celebrar a indicação, o Globoplay abriu o acesso à série para não assinantes. Já o Canal Brasil realizou uma maratona dos quatro episódios da série.

19 de outubro 2022 - 21h

UTP Campus Barigui BLOCO C – Sala 2 subsolo

GIlda.png
vida invisivel.webp
ALVORADA.jpg

Alvorada

(Lô Politi; Anna Muylaert; 2021)

Palestrante: Débora Rosenente (mestranda PPGCom/UTP)

A primeira mulher a governar o Brasil, Presidenta Dilma Rousseff, tem seu dia a dia relatado nesse documentário. No período mais dramático e tenso da história do Brasil: o processo de impeachment.

 

A distribuidora Vitrine Filmes optou pelo lançamento simultâneo nas salas de cinema e no streaming, com estreia nas plataformas Now, Oi e Vivo Play.

16 de novembro 2022 - 21h

UTP Campus Barigui BLOCO C – Sala 2 subsolo

a vida.webp

Sementes: Mulheres Pretas no Poder
(Éthel Oliveira e Júlia Mariano; 2020)

Conversa com

Andréia de Lima: Mulher preta e periférica, vive diariamente as demandas trazidas pelas lutas de classe, raça e gênero. Há 28 anos atua como transformadora social, idealizou a ONG Usina de Ideias, trabalha como diarista e cabeleireira. É uma Promotora Legal Popular, Defensora dos Direitos Humanos e Conselheira Externa da Defensoria Pública do Paraná. É Suplente Candidata a Deputada Estadual do Paraná pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Giorgia Prates: Mulher Preta | Lésbica | Fotojornalista | Ativista dos Direitos Humanos e da Causa Animal | Vereadora da MandatA e Procuradora adjunta @promulher_cmc

Indicação de leitura: “Feminicídio Político: um estudo sobre a vida e a morte de Marielles” de Renata Souza.

22 de março 2023 - 14h

Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França

sementes.jpg
As mil mulheres.jpeg
As mil mulheres.jpeg

As mil mulheres 

(Rita Toledo; 2018)

Conversa com Milla Jung: fotógrafa, artista e pesquisadora em artes visuais. Possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, na linha de Teoria e História da Arte (2009) e doutorado pela Escola de Comunicação e Artes, na USP, na linha de Poéticas Visuais (2018).

A convite da produção do filme, quatro artistas desenvolvem obras inspiradas por histórias de outras mulheres. Entre escolhas, reflexões, falhas e acertos, as artistas revelam como conectam seu universo interior às questões do mundo à sua volta. Ao entrelaçar arte e ativismo, AS MIL MULHERES lança luz às diversas faces do feminismo hoje.

Indicação de leitura: “Cinema (documentário) e feminismo no Brasil” de Karla Holanda. 

19 de abril 2023

Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França

a vida.webp

Brigada de Audiovisual Eduardo Coutinho - BAEC

Conversa com Anna Claudia Soares: Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (PPGCom/UTP), pesquisadora do Grupo de Pesquisa TELAS: cinema, televisão, streaming, experiência estética (PPGCom/UTP / CNPq). Bolsista CAPES/PROSUP.

Mulheres em Luta: Semeando a Resistência: O curta-metragem resgata a memória coletiva do 1º Encontro Nacional das Mulheres Sem Terra, que em março de 2020 reuniu cerca de 4 mil camponesas que lutam por reforma agrária popular no país. 

Sô isso não, Dona: a videocrônica denuncia a violência doméstica na cidade e no campo. Quem violenta jamais rompe o latifúndio!

17 de maio 2023 

Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França

Sô isso não, Dona.jpg
bottom of page